LEI Nº. 117/2007

LEI Nº. 117/2007.

“DISPÕE SOBRE ALTERAÇÃO NO PLANO DE CARGO, CARREIRA E VENCIMENTOS DO QUADRO DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE BARROCAS E DA OUTRAS PROVIDÊNCIAS”.

O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE BARROCAS, ESTADO DA BAHIA, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela Lei Orgânica do Município, faz saber que a Câmara Municipal aprovou e eu sanciono e mando publicar a seguinte Lei:

TÍTULO I

Das Disposições preliminares

CAPÍTULO I

Das Disposições Inicias

Art°.1° - Esta Lei Complementar com base na Lei de Diretrizes e Normas da Educação Nacional – Lei 9394-96, e na Resolução do Conselho Nacional de Educação de n° 3/1997, consolida os princípios e normas de cargo, carreira e vencimentos do Quadro da Rede Pública Municipal de Ensino do Município de Barrocas nos termos de legislação vigente.

Art°. 2° - Para efeito desta Lei, o Quadro da Rede Pública Municipal de Ensino do Município de Barrocas é formado pelos servidores que exercem atividades de docência, gestão escolar, planejamento, organização, acompanhamento e avaliação das atividades pedagógicas, bem como pelos servidores de apoio administrativo e de serviços auxiliares de lotação na Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer do Município.

CAPITULO II

Dos Preceitos Éticos dos servidores da Rede Pública Municipal de Ensino

Art°. 3° Constituem preceitos éticos próprio dos servidores da Rede pública Municipal de Ensino:

I - o esforço em prol da educação integral do aluno que assegure a formação para o exercício da cidadania;
II - a preservação dos ideais e dos fins da educação brasileira, expressos na LDB n° 9394/96;
III - a participação nas atividades educacionais-pedagógicas, técnico-administrativas e científicas, tanto nas unidades de ensino, nas unidades técnicas da Secretaria responsável pela Educação no Município, como comunidade;
IV - o desenvolvimento do aluno, através do exemplo, do espírito de solidariedade humana, de justiça e de cooperação;
V - a defesa dos direitos e da dignidade do magistério;
VI - o exercício da prática democrática que possibilitem o preparo do cidadão para a efetiva participação na vida da comunidade contribuindo para o fortalecimento da autonomia municipal e da soberania e unidade nacional;
VII – o desenvolvimento do conhecimento, das habilidades e da capacidade reflexiva e crítica dos alunos;
VIII - o cumprimento dos seus deveres profissionais, a exemplo da pontualidade, da assiduidade e da contribuição para a gestão democrática;
IX – o aprimoramento técnico-profissional visando elevar o  padrão de qualidade educacional.

CAPITULO III

Dos objetivos do Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos da Rede pública Municipal de Ensino do Município de Barrocas.

Art°. 4° - o Novo Plano de Cargos, Carreira e Vencimento da Rede Pública Municipal de Ensino do Município de Barrocas, objetiva ao aperfeiçoamento profissional, contínuo e a valorização através de remuneração condigna, bem como a melhoria do desempenho e da qualidade dos serviços prestados à população do Município.

Art°. 5° - o Novo Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos da Rede Pública Municipal de Ensino do Município de Barrocas, tem os seguintes objetivos específicos:

I – Valorizar o servidor e o serviço público, reconhecendo a importância da carreira pública e de seus agentes.
II - Integrar o desenvolvimento profissional de seus servidores ao desenvolvimento da educação no Município, visando padrão de qualidade.
III - Promover a educação visando o pleno desenvolvimento da pessoa e seu preparo para o exercício da cidadania.
IV - Garantir a liberdade de ensinar, aprender, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber, dentro dos ideais da democracia.
V - Participar da Gestão democrática do ensino Público Municipal.
 VI - Assegurar um salário condigno para o servidor da educação em consonância com a qualificação profissional e crescimento na carreira.
 VII - Estabelecer o Piso Salarial Profissional compatível com a profissão e a tipicidade das funções.
VIII - Garantir e/ou estimular o aperfeiçoamento, a especialização e a atualização, bem como a melhoria do desempenho e da qualidade dos serviços prestados ao conjunto da população do Município de Barrocas.
IX - Estabelecer Jornada de Trabalho que incorpore os momentos diferenciados das atividades funcionais.

Art°. 6° - para efeito desta Lei considera-se:
 I – Cargo - conjunto de competências e atribuições por lei, com denominação própria e em número certo, hierarquicamente localizado na estrutura organizacional do serviço público.
II – Carreira - conjunto de níveis e classes que definem a evolução funcional e remuneratória do servidor.
III – Nível - divisão de carreira segundo o grau de escolaridade ou a formação profissional.
IV – Classe - divisão de carreira segundo o tempo de serviço.
V – Grade - conjunto de matrizes de vencimento referente a cada cargo.
VI - Grupo Ocupacional - conjunto de cargos que se assemelham quanto á natureza das atribuições.
VII - Evolução Funcional - é o crescimento do servidor na carreira através de procedimentos de progressão de um nível ou de uma classe para outra.
VIII – Atividade de Magistério – é o exercício da docência e de atividades de suporte pedagógico de direção, coordenação, supervisão, orientação, inspeção, administração, planejamento e pesquisa desenvolvidas na área de educação na própria instituição.
IX - Atividade de apoio Administrativo e de Serviços Auxiliares - entende-se todo trabalho relativo ao apoio operacional, especializado ou não, às atividades de Magistério.
X - Hora-aula - tempo reservado à regência de classe com a participação efetiva do aluno, realizado em sala de aula ou em outros locais adequados ao processo ensino-aprendizagem.
XI - Hora-atividade - tempo cumprido na escola ou fora dela, reservado para estudo, planejamento, avaliação de trabalho didático, reunião, articulação com a comunidade e outras atividades de caráter pedagógico.
XII – Quadro permanente - quadro composto por cargos de provimento efetivo, reunidos em grupos e escalonados em níveis e classes.

Art°. 7° - A estrutura de cargos e carreiras do Quadro de Pessoal da Rede Pública Municipal de Ensino do Município de Barrocas é composta da Parte Permanente e Parte Suplementar e representa o conjunto das funções relacionadas com o atendimento dos objetivos da Secretaria da Educação.

Parágrafo único – compõem o Quadro de Pessoal Permanente da Rede Pública Municipal de Ensino do Município de Barrocas os Grupos Ocupacionais de Magistério e de Apoio Administrativo e de Serviços Auxiliares, com suas respectivas carreiras.

Art°. 8° - Os grupos ocupacionais do Quadro de Pessoal Permanente da Rede Pública Municipal de Ensino do Município de Barrocas terão a seguinte composição:
I. Grupo: Magistério
   Cargos:
                - Professor
                - Especialistas em Educação: coordenador e supervisor.

II. Grupo: Apoio Administrativo e de Serviços Auxiliares:
a) Cargo que requer Ensino Fundamental:
- Auxiliar de Serviços Administrativos Educacionais: Merendeira e        Serviços Gerais;
- Motorista Escolar;
- Merendeira;
- Auxiliar de Vigilância Escolar.

b) Cargo que requer o Ensino Médio:
 - Assistente Administrativo Educacional: Assistente de Secretaria e Digitador.

Art. 9° - Os cargos do Quadro Pessoal da Rede pública municipal de Ensino do Município de Barrocas serão caracterizados por sua denominação, pela descrição sumária e detalhada de suas atribuições e pelos requisitos de instrução e experiência exigidos para o ingresso, como segue:
I. Para o exercício do cargo de professor – Grupo I. magistério, é exigida a habilitação específica para atuação em cada um dos diferentes níveis e modalidades de ensino obtida em nível médio, superior, em curso de licenciatura curta ou plena.

a) Conforme estabelece o artigo 62 da Lei n° 9394 de 20/12/1996, poderá ser admitida como formação mínima para o exercício da docência, na Educação Infantil, nas quatro primeiras séries do Ensino Fundamental, a obtida em Nível Médio com formação em Magistério.
b) para a formação dos profissionais em atividades de coordenação, administração, planejamento, inspeção, supervisão e orientação educacional básica exigida graduação em Pedagogia ou Pós-Graduação em Educação.
II – Para o exercício de cargos do Grupo II-a, expressos no artigo 8°, é exigida a conclusão do Ensino Fundamental, mais as habilitações típicas do cargo, expressas no Anexo II.
III – Para o exercício de cargos Grupo II-b, expressos no artigo 8°, é exigida a conclusão do Ensino Médio, mais as habilitações típicas do cargo, expressas no Anexo II.

Art. 10º – os cargos do Quadro de pessoal Permanente da Rede Pública Municipal de Ensino de Barrocas serão distribuídos na Carreira em Níveis e Classes como segue:
I - O grupo Ocupacional magistério é composto por 06 (seis) Níveis designados pelos numerais romanos I, II, III, IV, V, e VI aos quais estão associados critérios de formação, habilitação e titulação, e de 06 (seis) classes designadas pelos numerais romanos, I, II, III, IV, V, e VI associados ao tempo de serviço.
II – o Grupo Ocupacional de Apoio Administrativo e Serviços Auxiliares é composto por dois Níveis designados pelos numerais romanos I e II aos quais estão associados critérios de escolaridade e 06 (seis) classes designadas pelos numerais romanos I, II, III, IV, V, e VI associados ao tempo de serviço.

§ 1° Os níveis relacionados no inciso I são definidos da seguinte forma:

Nível I – Prof. Com Magistério;
Nível II – Prof. Com Licenciatura Curta;
Nível III – Prof. Com Licenciatura Plena;
Nível IV – Prof. Com Licenciatura e curso de especialização na área;
Nível V – Prof. Com licenciatura e Mestrado na área;
Nível VI – Prof. Com licenciatura e Doutorado na área.

§ 2° Os níveis relacionados no inciso II são definidos da seguinte forma:

Nível I – com escolaridade de Ensino Fundamental;
Nível II – com escolaridade de Ensino Médio.

Art°. 11 – Os cargos do Quadro de Pessoal Permanente da Rede Pública Municipal de Ensino do município de Barrocas estão descritos e especificados no Anexo I da presente Lei.

CAPITULO IV

Do provimento e desenvolvimento na carreira

SEÇÃO I

Do ingresso na Carreira

Art°. 12 – Os Cargos da Rede pública municipal de Ensino do Município de Barrocas são acessíveis aos que preenchem requisitos estabelecidos em lei, sendo o ingresso na primeira Classe do Nível Inicial de vencimento dos respectivos cargos, atendidos os requisitos de qualificação profissional e habilitação por Concursos públicos de provas e títulos.

Art°. 13 – O Concurso Público terá validade de 2 (dois) anos, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

Art°. 14 – São condições indispensáveis para o provimento de cargo da rede Pública municipal de Ensino do Município de Barrocas:
I -       Existência de vagas;
II -      Previsão de lotação numérica específica para o cargo;
III -     Idade igual ou superior a 18 anos.

Art°. 15 – É assegurado às pessoas portadoras de deficiência física inscreverem-se em concurso público para provimento de cargo cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência, reservadas até 10% (dez por cento) das vagas oferecidas no certame seletivo.

SECÇÃO II

Do Estágio Probatório

Art°. 16 – O Estágio Probatório é o período inicial de 03 (três) anos de efetivo exercício do servidor nomeado em virtude de concurso público, de provas e títulos.

§ 1° O estágio ficará suspenso na hipótese das seguintes licenças;
I - por motivo de doença em pessoa na família;
II - para acompanhar conjugue ou companheiro, que também seja servidor público, ou militar.
III - para ocupar cargo público eletivo.

§ 2° O estágio probatório será retomado a partir do término das licenças específicas no parágrafo primeiro.

§ 3° Cabe a Secretaria Municipal de Educação garantir os meios necessários para acompanhar a avaliação do desempenho dos seus servidores em estagio probatório.

Art. 17º - Durante o período de estágio probatório serão observados o cumprimento, pelo servidor integrante da carreira dos Servidores da Rede Pública Municipal de Ensino, dos seguintes requisitos:

I -     Preceitos éticos dos Servidores da Rede Pública Municipal de Ensino, definidos no art. 3° desta Lei;
II -       Idoneidade moral;
III -      Disciplina;
IV -      Eficiência;
V -       Responsabilidade;
VI -      Capacidade para o desempenho das atribuições específicas do cargo;
VII -     Produção pedagógica científica;
VIII - Freqüência e aproveitamento em cursos promovidos pela Secretaria Municipal de Educação. 

SEÇÃO III

Do Desenvolvimento da Carreira

Art°. 18 – A carreira dos Servidores da Rede Pública Municipal de Ensino do Município de Barrocas compreende os cargos do Grupo do Magistério e os cargos do Grupo de Apoio Administrativo e de Serviços Auxiliares, abrangendo as funções específicas no artigo 8° desta Lei.

§ 1° - A carreira do Magistério Público fica estruturada em níveis e classes, na forma do Anexo I – folha 1 e 2, desta Lei.

§ 2° A carreira do Grupo de Apoio da Rede Pública Municipal fica estruturada em níveis e classes, na forma do Anexo I – folha 3, desta Lei.

Art°. 19 – A progressão funcional por nível, dar-se-á sempre a requerimento do interessado, a qualquer época do ano por meio do Secretário Municipal de Educação e Cultura, que determinará o apostilamento competente.

§ 1° - Deferido a progressão funcional, o servidor será posicionado no nível correspondente atribuindo-se a classe do acordo com o tempo de serviço.
§ 2° - A percepção dos benefícios e vantagens decorrentes é devida a partir da data do seu requerimento, desde que comprovada a titulação.

§ 3° - A progressão funcional de que se trata o caput do Artigo independerá de vagas.

Art°. 20 – A diferença percentual entre os níveis do Magistério é a seguinte:
I -                  Nível I, o piso salarial:
                     Do I para o II, 12% (doze por cento)
                     Do I para o III, 28% (vinte e oito por cento)
                     Do I para o IV, 33% (trinta e três por cento)
                     Do I para o V,  38% (trinta e oito por cento)
                     Do I para o VI, 43% (quarenta e três por cento)

Art° 21 – A diferença percentual entre as classes é de 5% (cinco por cento) para o Magistério e demais servidores.


CAPITULO VI

Do Plano de Vencimento e das Gratificações

SEÇÃO I

Do Plano de Vencimentos

Art° 22 - Os valores dos vencimentos dos integrantes da Carreira dos Servidores da Rede Pública Municipal de Ensino do Município de Barrocas são fixados segundo os níveis e classes a que pertencem e de acordo com o regime de trabalho a que estiverem submetidos.

§ 1° Os vencimentos do Pessoal de Apoio, Administração e Serviços Auxiliares serão reajustados na forma da Lei, nas mesmas datas dos demais servidores da Educação deste Município e na forma da Política Salarial adotada pelo Governo Federal.

Art°. 23 – A estrutura de vencimentos do Quadro do Pessoal Permanente da Rede Pública Municipal de Ensino do Município compõe o Anexo I desta Lei.

Art°. 24 - Os integrantes da carreira do Magistério com jornada normal de 40 (quarenta) horas semanais terá o dobro do valor do vencimento atribuído ao professor com o mesmo nível e classe em regime de 20 (vinte) horas semanais.

Art°. 25 – Os proventos dos Servidores Públicos Aposentados dos Grupos Ocupacionais do Magistério e de Apoio Administrativo e de Serviços Auxiliares, serão revistos na forma prevista pelo Regime Geral da Previdência Social, por não possuir o Município de Barrocas Caixa Previdenciária própria.

Art° 26 – O cálculo dos vencimentos do Quadro de Pessoal dos Grupos Ocupacionais do Magistério e de Apoio Administrativo e de Serviços Auxiliares da Rede Pública Municipal de Ensino far-se-á com base na jornada de trabalho legalmente atribuída.

SEÇÃO II

Das gratificações

Art° 27 – Estão previstas gratificações para as atividades exercidas por ocupantes de cargo do Quadro da Rede Pública Municipal de Ensino, especificadas a seguir:
I - Gratificação adicional sobre o vencimento na base de 5% (cinco por cento) a cada qüinqüênio de efetivo exercício, até o limite de 30% (trinta por cento), conforme estabelecido na legislação própria e previsto na Lei 027/2001 de 22 de novembro de 2001 que Instituiu o Regime Jurídico Único.
II -           Acréscimo de 20% (vinte por cento) sobre o vencimento dos ocupantes de cargo de Grupo Ocupacional do Magistério Público Municipal, que atuem com alunos portadores de necessidades especiais nas escolas comuns ou em escolas especializadas.  
III -        Acréscimo de 20% (vinte por cento) sobre o vencimento dos ocupantes de cargo de Grupo Ocupacional do Magistério Público Municipal, que atuem na regência de classes de Educação Infantil, Ensino fundamental até a 4ª serie e, EJA I – regularização do fluxo escolar para as atividades extra-classe.

§ 1° - O direito a gratificação no inciso deste artigo começa no dia em que o servidor completa cinco anos de serviço, automaticamente.

§ 2° - Para fazer jus á gratificação do inciso II o ocupante do cargo do Magistério público Municipal deverá apresentar certificado de conclusão de curso específico na área de Educação Especial com duração mínima de 160 (cento e sessenta) horas.

CAPITULO VII

Da qualificação Profissional

Art°. 28 - A qualificação Profissional ocorrerá com base no levantamento prévio das necessidades e prioridades da educação municipal, visando:
I -          A valorização do servidor e melhoria da qualidade do servidor;
II -       Formação ou complementação de formação de servidores pela obtenção da habilitação necessária ás atividades do cargo;
III - Aperfeiçoar e/ou complementar valores, conhecimentos e habilidades necessárias ao cargo;
IV -    Incorporação de novos conhecimentos e habilidades, decorrentes de inovações científicas;

Art°. 29 – O Processo de Qualificação Profissional ocorrerá por iniciativa do próprio servidor ou do Prefeito, cabendo ao Município prioritariamente:
I -           Programa de integração a Administração Pública, aplicando os servidores nomeados e integrantes do Quadro da Rede Pública Municipal de Ensino, para Informar sobre a estrutura e organização da administração Pública da Secretaria da Educação do Município e dos direitos e deveres definidos na Legislação Municipal e sobre o Plano Municipal de Educação.
II -         Programa de capacitação aplicado aos servidores para incorporação de novos conhecimentos e habilidades, decorrentes de inovações científicas e tecnológicas, normas e procedimentos específicos ao desemprego do seu cargo ou função.
III -        Programa de Contemplação de Formação, aplicados aos servidores integrantes do Quadro suplementar, para obtenção de habilitação mínima necessária ás atividades do cargo.
IV -         Programa de Desenvolvimento destinado a incorporação de conhecimentos e habilidades técnico-científicas inerentes ao cargo, através de cursos reconhecidos pelo Conselho Estadual de Educação.

Art°. 30 - Será garantido o afastamento do professor de suas atividades para a qualificação profissional de que trata o artigo anterior, sem prejuízo do vencimento e vantagens, computado o tempo de afastamento para todos os fins e direitos.

Parágrafo Único - nenhum afastamento para aprimoramento profissional poderá ser superior a 02 (dois) anos.

CAPITULO VIII

Do regime de Trabalho e das Férias

Seção I

Do regime de trabalho

Art°. 31 – A jornada mínima semanal para o professor em docência será de 20 (vinte) horas semanais e a máxima de 40 horas semanais, sendo que 25% (vinte e cinco por cento) da jornada ficam reservados para atividades complementares, pois, 75% serão para atividades de sala de aula.

Art°. 32 – O professor submetido à jornada de trabalho de 20 (vinte) horas poderá alterar a jornada de trabalho para 40 (quarenta) horas após 02 (dois) anos, ininterruptos, comprovados de efetivo serviço em sala de aula em 02 (dois) turnos.

Parágrafo único - O requerimento de alteração da jornada de trabalho para 40 (quarenta) horas deverá ser formalizada até 60 (sessenta) dias do término do ano letivo.

Art°. 33 – Os professores submetidos a jornada máxima semanal de trabalhos de 40 (quarenta) horas, legalmente enquadrados de acordo com esta Lei, somente poderão ter reduzido sua jornada, para jornada parcial, mediante pedido formulado pelo servidor, ressalvadas as situações especiais devidamente comprovadas aguardando a comunicação do deferimento em serviço.

Parágrafo Único - Na indisponibilidade de proceder a complementação referida no ”caput” deste artigo, o Professor ficará obrigatoriamente na unidade de ensino, em atividade extra-classe, de natureza pedagógica, que lhe será destinada pela direção da unidade de ensino, sem prejuízo da sua remuneração.

Art°. 34 - Aos Ocupantes de Cargo de Grupo Ocupacional de Apoio Administrativo e Serviços Auxiliares fica estabelecido a jornada de trabalho de 40 (quarenta) horas semanais.

Parágrafo Único – Excepcionalmente, a critério do chefe do Poder Executivo Municipal, observado regulamento específico, poderá ser adotado o regime de 30 (trinta) horas semanais em jornada de 06 (seis) horas, para os ocupantes de Cargo do Grupo Ocupacional de Apoio Administrativo e Serviços Auxiliares realizado em turno ininterrupto.

SEÇÃO II

 Das férias

Art°. 35 – Os ocupantes de Cargos do Grupo Ocupacional de magistério farão jus a 45 (quarenta e cinco) dias de férias anuais que serão parceladas em duas etapas, 30 (trinta) dias, após o término do ano letivo e 15 (quinze) dias, após o término do 1° semestre escolar.

Art°. 36 - Os Ocupantes de Cargos do Grupo Ocupacional de Apoio Administrativo e de Serviços Auxiliares farão jus a 30 (trinta) dias de férias por ano, bem como os professores que estejam em exercício em unidade técnica da Secretaria de Educação do Município ou em cargo comissionado ou em funções de confiança.

Art°. 37 – As férias somente poderão ser interrompidas por motivo de calamidade pública, comoção interna, convocação para júri, serviço militar ou eleitoral ou por motivo de superior Interesse público.

Art°. 38 – Independente de solicitação será pago ao ocupante do Cargo da Rede Pública Municipal de Ensino, por ocasião das férias, um adicional sobre remuneração de acordo com o que estabelece a Constituição Federal.

CAPITULO IX

DA Direção das Unidades de Ensino

Art°. 39 - A direção de unidade de ensino do Município será exercida pelo Diretor, pelo Vice-Diretor e pelo Secretário Escolar, de livre nomeação e exoneração pelo Poder Executivo, na forma estabelecida nos artigos 37, inciso V e 40, inciso II, § 11, todos da Constituição Federal.

CAPITULO X

Disposição Gerais, Transitórias e Finais

SEÇÃO I
Das Disposições Gerais

Art°. 40 – os atuais integrantes do Magistério e de Apoio Administrativo e de Serviços Auxiliares da Rede Pública Municipal de Ensino, estáveis, concursados, regulares e habilitados, serão transferidos para o novo Plano de Cargos Carreira e Vencimentos mediante enquadramento, obedecidos os critérios estabelecidos nesta Lei.

§ 1°- os que não preencherem os requisitos exigidos, terão assegurados os direitos da situação em que foram admitidos, passando para o Quadro Suplementar.

§ 2°- os que vierem a atender aos requisitos terão o seu enquadramento na forma desta Lei.

Art°. 41 – Os servidores que se encontrarem a época da implantação do Novo Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos em licença para tratamento de interesse particular, serão enquadrados por ocasião de reassunção desde que atendem aos requisitos.

Art°. 42 – Fica assegurado o mês de fevereiro para revisão dos valores do piso salarial dos servidores da Rede Pública Municipal de Ensino, obedecendo aos critérios estabelecidos na Legislação.

Art°. 43 – Fica o Chefe do Poder Executivo obrigado a conceder Abono Especial, no final de cada exercício financeiro, nos Profissionais de Educação, de que trata esta Lei e que estejam em efetivo exercício no Ensino Fundamental Público, sempre que o dispêndio com vencimento, gratificações e encargos sociais, não atingirem a aplicação mínima obrigatória de 60% (sessenta por cento) dos recursos destinados ao Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica – FUNDEB – preconizado na Emenda Constitucional n° 14 de 12.09.1996.

Parágrafo Único – a distribuição eqüitativa do saldo complementar será proporcional á remuneração de cada profissional, considerando-se o mês de referência, o do cálculo do dispêndio.

Art°. 44 - Aos ocupantes de Cargo de Rede Pública Municipal de Ensino são assegurados, nos termos da Constituição Federal, além dos direitos á livre associação sindical, os seguintes direitos, entre outros dela decorrentes:
a) Ser representado pelo sindicato, inclusive como substituto processual;
b) Irremovibilidade do dirigente sindical, até 01 (um) ano após o final do mandato, exceto se a pedido;
c) Descontar em folha, sem ônus para a entidade sindical a que o servidor for filiado e em benefício da mesma, o valor das mensalidades e contribuições definidas em assembléia geral da categoria.

Art°. 45 – É assegurado ao ocupante de Cargo da Rede Pública Municipal de Ensino o direito á licença para o desemprego do mandato em confederação, federação e sindicato representativo da categoria a que pertence em função de cargo ocupado, sem prejuízo de sua remuneração de direito.

Parágrafo Único – A licença tem duração igual ao mandato, podendo ser prorrogado no caso de reeleição.

Art°. 46 – O servidor que, ao ser reintegrado, sentir-se prejudicado poderá requerer reavaliação junto a comissão para enquadramento no Quadro do Pessoal da Rede Pública Municipal de Ensino dentro de um prazo de 60 (sessenta) dias da publicação daquele ato.

Art°. 47 – será constituída uma Comissão Permanente de Avaliação e Promoção – COPAP – composto por 05 (cinco) membros sendo 02 (dois) membros designados pela Secretaria de Educação e Cultura do Município e 02 (dois) membros da Entidade representativa dos trabalhadores em Educação APLB/Sindicato e 01 (um) membro representante dos Colegiados Escolares, com o objetivo de:
a) Promover a aplicação deste Plano de cargos, Carreira e Vencimentos do Magistério Público visando que o mesmo alcance o mais rápido possível seus objetivos;
b) Acompanhar de forma permanente a sua aplicação especialmente no que diz respeito á progressão funcional;
c) Exercer as competências que lhes foram atribuídas na regulamentação desta Lei.

Art°. 48 - Fica assegurado ao professor estudante, o afastamento de suas atribuições sem prejuízo de seus vencimentos e vantagens de caráter permanente, para participar de Estágio Curricular, na área de Educação, quando houver incompatibilidade de horário de trabalho com o do estágio.

Art°. 49 - Aos ocupantes do cargo da Rede Pública Municipal de Ensino, fica assegurado o direito de afastar-se de suas atividades para participar de cursos, treinamentos, congressos e capacitação, se for contribuir para o melhor desenvolvimento de suas atividades atinentes ao cargo, sem prejuízo da percepção da remuneração e com direito a ajuda custo, com prévia autorização da Secretaria da Educação.

SEÇÃO II
Da Lotação

Art°. 50 – Lotação é o ato pelo qual o Secretário Municipal determina o local de trabalho do servidor de que trata esse Plano, observadas as disposições desta Lei.

Art° 51 - O servidor da Rede Pública Municipal de Ensino será lotado;
I – em unidade de ensino, se professor Municipal em função de docência;
II – em unidade de ensino ou em unidade técnica da Secretária Municipal de Educação, os Especialistas em Educação e demais funcionários.

Art°. 52 – A lotação do servidor Rede Pública Municipal de Ensino em Unidade de ensino ou em unidade técnica da Secretária Municipal de Educação é condicionada á existência de vagas.

Art°. 53 - Independentemente da fixação prévia de vagas, a lotação do Servidor Integrante de que trata este plano, poderá ser alterada nos casos de modificações ocorridas na unidade de ensino, comprovadas através do processo específico.

§ 1° - são possíveis de alteração os casos comprovados de:
I – Redução do número de alunos matriculados na unidade de ensino.
II – Diminuição do total de cargas horária na disciplina ou área de estudo da unidade de ensino.
III – Ampliação da carga horária semanal, se Professor.

§ 2° - Na hipótese de lotação prevista neste artigo, serão deslocados os excedentes, assim considerados os de menor tempo de serviço na unidade de ensino.

§ 3° - Em caso de empate no tempo de serviço serão deslocados os de menos idade.

SEÇÃO III
Da Remoção

Art°. 54 – Remoção é o movimento do Servidor da Rede Pública Municipal de Ensino de um para outro local de trabalho, condicionada à existência de vagas.

Art°. 55 - A remoção processar-se-á:

I – A pedido do interessado:
a) Mediante critérios de prioridade, no caso do número de candidatos ser superior ao de vagas existentes;
b) por permuta.
II – Por ofício – solicitada pela direção da unidade de ensino e determinada pelo Secretário de Educação do Município, por necessidade do serviço, devidamente demonstrada e, ouvido o interessado e o Colegiado Escolar da mesma unidade.

§ 1° - não será permitida a remoção do Servidor com mais de 03 (três) anos em efetivo exercício, residente da sede do Município para zona rural, salvo a pedido do Interessado.

§ 2° - O servidor ao ser removido por ofício deverá ser comunicado previamente, por escrito pelo Diretor, no prazo máximo de 02 (dois) dias úteis, do pedido de remoção e dos motivos que a ocasionaram, sob pena de nulidade do mesmo.

§ 3° - A remoção do Professor Coordenador Pedagógico que estiver em exercício na zona rural, dentro do período de 03 (três) anos só poderá ser realizada se houver motivo de saúde comprovado.

§ 4° - Para efeito da remoção os candidatos serão atendidos obedecendo-se aos seguintes critérios, por ordem de prioridade:
I – Motivo de saúde comprovada por inspeção médica;
II – Maior tempo de serviço Público efetivo na Rede Pública Municipal;
III – Proximidade da residência da unidade de ensino pleiteada;
IV – Ordem cronológica de entrada do pedido de remoção.

Art°. 56 – A remoção por permuta será realizada desde que os interesses ocupem atribuições de iguais níveis e habilitação.
Art°. 7 - As remoções referidas no inciso I do Art° 62 serão processados no mês de janeiro de cada ano pela Secretaria de Educação do Município.

Parágrafo único – O servidor da Rede Pública Municipal de Ensino devera dar entrada no pedido de remoção no mês de novembro de cada ano.

Art°. 58 - Serão considerados, para efeitos de preenchimento, por remoção, as vagas criadas por afastamento do titular em decorrência de:
I – Aposentadoria;
II – Falecimento;
III – Exoneração;
IV – Demissão;
V – Perda de cargo por decisão judicial;
VI – Remoção.

§ 1° - Além dos casos previstos nos incisos deste artigo, serão incluídas para remoção as vagas surgidas da ampliação da Rede Pública Municipal de Ensino, da alteração da grade curricular ou na hipótese de efeito afastamento do titular, excluídas as decorrentes de licença para desempenho de mandato sindical e eletivo.

§ 2° - As vagas decorrentes de afastamento provisório do servidor da Rede Pública Municipal de Ensino não poderão ser preenchidas através de remoção.

§ 3° - Para concorrer a remoção o servidor terá que contar com o mínimo de 03 (três) anos de efetivo exercício na sua unidade de lotação.

Art°. 59 – Fica garantido o cargo ao Servidor da Rede Pública Municipal de Ensino e readaptação, desde que venha a exercer atribuições inerentes ao seu cargo e que sejam compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental.

SEÇÃO IV

Das Disposições Transitórias
SUBSEÇÃO I
Do Enquadramento

Art°. 60 – o enquadramento dos servidores do Quadro do pessoal Permanente da Rede Pública Municipal de Ensino do Município de Barrocas, dar-se-á conforme critérios de habilitação e de tempo de efetivo exercício no Serviço Público Municipal, em Níveis e Classes. Com vencimentos iguais ou superiores aos que já ocupam no momento da implantação do plano.

§ 1° - Fica garantida a continuidade da contagem do tempo do interessado e do período aquisitivo de direito de qüinqüênio, para aqueles que se encontrarem em atividade.

§ 2°- Os cargos do Grupo Ocupacional Especialista em Educação de cargo em extinção permanecerão com a mesma nomenclatura e terão tratamento semelhante ao que é oferecido ao Professor inclusive o direito ao desenvolvimento na carreira, para aqueles que se encontram em atividades.

Art°. 61 - Os servidores do Quadro de Pessoal permanente do Magistério Público Municipal, estáveis, concursados, regulares e habilitados, serão enquadrados nas Classes I, II, III, IV, V e VI do Quadro de carreira, no nível de habilitação que lhes corresponder, observados os critérios de tempo de serviço estabelecidos no Anexo I e II desta Lei.
I – Ficam enquadrados no Nível I de vencimento – formação em Magistério, os atuais ocupantes do Cargo de professor Nível I portadores de curso de Magistério.
II – Ficam enquadrados no Nível II de vencimento - formação em Licenciatura Curta, os atuais ocupantes do cargo de professor Nível II portadores de curso de Estudos Adicionais.
III – Ficam enquadrados no Nível III de vencimento – Graduação de Licenciatura Plena, os atuais ocupantes do cargo de professor e Especialistas em Educação Nível III portadores de Licenciatura Plena.
 IV – Ficam enquadrados no Nível IV de vencimento – Licenciatura Plena com Especialização, os atuais ocupantes de cargos de Professor e Especialistas em Educação Nível IV os portadores de Licenciatura Plena com Pós – graduação.
V – Ficam enquadrados no nível V de vencimentos- Licenciatura Plena com Mestrado, os atuais ocupantes de cargo de Professor e Especialistas em Educação Nível V portadores de Licenciatura Plena com Mestrado.

Parágrafo Único – As habilitações de que trata este artigo deverão ser comprovadas através de Diploma devidamente registrado pelo MEC ou certificado de conclusão do curso respectivo expedido por unidade de ensino devidamente autorizada e reconhecida.

Art°. 62 – Os atuais servidores do Quadro de Pessoal Permanente do Grupo Ocupacional de Apoio Administrativo e de Serviços Auxiliares, com habilitação mínima exigida, concursados ou estáveis, serão enquadrados nas classes I, II, III, IV, V e VI do quadro de carreira, observados os critérios de tempo de serviço estabelecidos no anexo IV desta Lei.
I – Os Serventes, Merendeiras, Auxiliares de Serviços Gerais, com habilitação mínima exigida, estáveis, concursados, em efetivo exercício na Rede Pública Municipal de Ensino, serão enquadrados na grande de vencimentos do auxiliar de Serviços Administrativo Educacionais.
II – Os Motoristas e os Agentes de vigilância, com habilitação mínima exigida, estáveis, concursados, em efetivo exercício na Rede Pública municipal de Ensino, serão enquadrados na grade de vencimentos do Motorista Escolar e Auxiliar de Vigilância Escolar.
III – Os Agentes Administrativos, com habilitação mínima exigida, estáveis, concursados em efetivo exercício na Rede Pública Municipal de Ensino, serão enquadrados na grande de vencimentos do Assistente Administrativos Educacional.

Art° 63 - Os servidores aposentados do Quadro da Rede Pública Municipal de Ensino serão regidos pela Consolidação das Leis da Previdência Social – CLPS, em matéria de enquadramento.

Art°. 64 - Os registros contábeis e demonstrativos, atualizados, relativos aos recursos repassados ou recebidos á conta do FUNDEB, ficarão permanentemente a disposição da Comunidade Escolar para acompanhamento e fiscalização da aplicação dos referidos recursos.

CAPITULO XI
SEÇÃO I
Dos Direitos e Deveres

Art°. 65 – Além do previsto no Estatuto dos servidores públicos municipais, constituem direitos dos Servidores da Rede Pública Municipal de Ensino:
I – ter acesso as informações educacionais, material didático, bem como contar com assessoria pedagógica, que auxilie e estimule a melhora de seu desempenho profissional e a ampliação se seus conhecimentos;
II – dispor, no ambiente de trabalho, de instalações e materiais técnicos-pedagógicos suficientes e adequados para que exerça com eficiência suas funções;
III – receber remuneração de acordo com o nível de habilitação, tempo de serviço e regime de trabalho, conforme estabelecido no Plano de Carreira e Remuneração do profissional em Educação e por esta Lei;
IV – participar do processo de planejamento, execução e avaliação das atividades;
V – reunir-se na unidade escolar ou fora desta, para tratar de assuntos de interesse da categoria e da educação em geral, sem prejuízo das atividades escolares;
VI – licença-prêmio de três meses em cada período de 05 (cinco) anos de exercício efetivo e ininterrupto, sem prejuízo da remuneração.

Parágrafo único - para efeito de licença-prêmio, considera-se de efetivo exercício o tempo de serviço prestado pelo servidor na Administração Pública direta ou indireta do Município, independentemente do regime de trabalho.

Art°. 66 - Não se concederá licença-prêmio ao servidor que, no período aquisitivo:

I - sofrer penalidade disciplinar de suspensão;
II – afastar-se do cargo em virtude de;
a) licença para tratamento de saúde em pessoas da família;
b) licença para tratar de interesse particular;
c) afastamento para acompanhar cônjuge ou companheiro;
d) faltar injustificadamente ao serviço por mais de quinze (15)     dias por ano ou 45 (quarenta e cinco) dias por qüinqüênio.

Art. 67 – O direito de requerer licença-prêmio não prescreve nem está sujeito à caducidade.

Art. 68 – O servidor que estiver em regime de acumulação, nas hipóteses previstas na Constituição Federal, terá direito à licença-prêmio em ambos os cargos, contando porém, separadamente o tempo de serviço em relação a cada um deles.

Art. 69 – Além dos deveres e proibições previstas em outras legislações para os servidores públicos de um modo em geral, constituem deveres dos servidores da rede pública municipal de ensino:
I – Observar os preceitos éticos constantes do artigo 3º desta Lei;
II – Empenhar-se para o desenvolvimento dos alunos da unidade de ensino da sua lotação;
III – Comparecer ao local de trabalho com assiduidade e pontualidade, executando suas tarefas com eficiência e zelo;
IV – Incentivar a participação, o diálogo e a cooperação entre os membros da comunidade escolar;
V – Comprometer-se com a eficiência do trabalho que desempenha na unidade escolar, tendo em vista o desenvolvimento do aluno;
VI – Comunicar à autoridade imediata as irregularidades de que tiver conhecimento, na sua área de atuação ou às autoridades superiores em caso de omissão por parte da primeira;
VII – Contribuir para assegurar a efetivação dos direitos da criança ou do adolescente, nos termos da Lei Federal nº 8.069/90;
VIII – Fornecer dados para a permanente atualização de seu cadastro junto aos Órgãos da administração municipal;
IX – Guardar sigilo sobre assuntos de natureza funcional que tenha caráter profissional;
X – Freqüentar cursos instituídos para o seu aprimoramento profissional, patrocinados pela Secretaria de Educação do Município;
XII – Zelar pela economia e conservação do material que lhe for confiado.

Seção II
Da Aposentadoria

Art. 70 – Os servidores da carreira do magistério de que trata esta lei serão aposentados na forma do estabelecido na Consolidação das Leis da Previdência Social – CLPS e sob o Regime Geral da Previdência Social, pelo qual optou o Município de Barrocas por não admitir a criação de Caixa Previdenciária Própria.

SEÇÃO III
Das Disposições Finais

Art. 71 – Este Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos da Rede Pública Municipal de Barrocas será implantado em conformidade com o quanto estabelecido nesta Lei e, no que couber, por em Decreto Regulamentar a ser expedido pelo Poder Executivo no prazo de noventa (90) dias.
Art. 72 – As despesas decorrentes da aplicação desta Lei decorrerão por conta de dotação orçamentária própria.

Art. 73 – Esta Lei entra em vigor na data da sua publicação, revogadas as disposições em contrário, notadamente a Lei Municipal nº. 069/2003.

GABINETE DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BARROCAS, em 26 de dezembro de 2007.


LEI Nº 117/2007

ANEXO II

DESCRIÇÃO DO CARGO PERMANENTE DO QUADRO DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

Cargo: Professor
Grupo Ocupacional: Magistério

DESCRIÇÃO SUMÁRIA

- Exerce a docência no Sistema Público Municipal de Educação, transmitindo os conteúdos pertinentes de forma integrada, proporcionando ao aluno condições de exercer sua cidadania.

- Exerce atividades técnico-pedagógicas que dão diretamente suporte às atividades de ensino;

- Planeja, coordena, avalia e reformula o processo ensino-aprendizagem, e propõe estratégias metodológicas compatíveis com os programas a serem operacionalizados.

- Desenvolve o educando para o exercício pleno de sua cidadania, proporcionando a compreensão de co-participação e co-responsabilidade de cidadão perante sua comunidade, município, estado, país, tornando-o agente de
transformação social.

- Gerencia, planeja, organiza e coordena a execução de propostas administrativo-pedagógicas, possibilitando o desempenho satisfatório das atividades docentes e discentes.

DESCRIÇÃO DETALHADA

EM ATIVIDADES DE DOCÊNCIA

1.   Planeja e ministra aulas nos dias letivos e horas-aula estabelecidos, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional;
2.   Avalia o rendimento dos alunos de acordo com o regimento escolar;
3.   Informa aos pais e responsáveis sobre a freqüência e rendimentos dos alunos, bem como sobre a execução de sua proposta pedagógica;
4.   Participa de atividades cívicas, sociais, culturais e esportivas;
5.   Participa de reuniões pedagógicas e técnico-administrativas;
6.   Participa do planejamento geral da escola;
7.   Contribui para o melhoramento da qualidade do ensino;
8.   Participa da escolha do livro didático;
9.   Participa de palestras, seminários, congressos, encontros pedagógicos, capacitações, cursos e outros eventos da área educacional e correlatos.
10. Acompanha e orienta estagiários;
11. Zela pela integridade física e moral do aluno;
12. Participa da elaboração e avaliação de propostas curriculares;
13. Elabora projetos pedagógicos;
14. Participa de reuniões interdisciplinares;
15. Confecciona material didático;
16. Realiza atividades extra-classe em bibliotecas, museus, laboratórios e outros;
17. Avalia e participa do encaminhamento dos alunos portadores de necessidades especiais, para os setores, específicos de atendimento;
18. Seleciona, apresenta e revisa conteúdos;
19. Participa do processo de inclusão do aluno portador de necessidades especiais no ensino regular;
20. Propicia aos educandos, portadores de necessidades especiais a sua preparação profissional, orientação e, encaminhamento para o mercado de trabalho;
21. Incentiva os alunos a participarem de concursos, feiras de cultura, grêmios estudantis e similares;
22. Realiza atividades de articulação da escola com, a família dos alunos e a comunidade;
23. Orienta e, incentiva o aluno para a pesquisa;
24. Participa do conselho de classe;
25. Prepara o aluno para o exercício da cidadania;
26. Incentiva o gosto pela leitura;
27. Desenvolve a auto-estima do aluno;
28. Participa da elaboração e aplicação do regimento da escola;
29.Participa da elaboração, execução e avaliação do projeto pedagógico da escola;
30. Orienta o aluno quanto a conservação da escola e dos seus equipamentos;
31. Contribui para a aplicação da política pedagógica do Município e o cumprimento da legislação de ensino;
32. Propõe a aquisição de equipamentos que venham favorecer às atividades de ensino-aprendizagem;
33. Planeja e realiza atividades de recuperação para os alunos de menor rendimento;
34. Analisa dados referentes a recuperação, aprovação, reprovação e evasão escolar;
35. Participa de estudos e pesquisas em sua área de atuação;
36. Mantêm atualizados os registros de aula, freqüência e de aproveitamento escolar do aluno;
37. Zela pelo cumprimento da legislação escolar e, educacional;
38. Zela pela manutenção e conservação do patrimônio escolar;
39. Apresenta propostas que visem a melhoria da qualidade de ensino;
40. Participa da gestão democrática da unidade escolar;
41. Executa outras atividades correlatas.

EM ATIVIDADES DE SUPORTE PEDAGÓGICO

1.   Elabora e executa projetos pertinentes à sua área de atuação;
2.   Participa de estudos e pesquisas em sua área de atuação;
3.   Participa da promoção e coordenação de reuniões com o corpo docente e discente da unidade escolar;
4.   Assegura o cumprimento dos dias letivos e horas-aula estabelecidas;
5.   Estimula o uso de recursos tecnológicos e o aperfeiçoamento dos recursos humanos;
6.   Elabora relatórios de dados educacionais;
7.   Emite parecer técnico;
8.   Participa do processo de lotação numérica;
9.   Zela pela integridade física e morai do aluno;
10. Participa e coordena as atividades de planejamento global da escola;
11. Participa da elaboração, execução, acompanhamento e avaliação de políticas de ensino;
12. Participa da elaboração, execução e avaliação do projeto pedagógico da escola;
13. Estabelece parcerias para desenvolvimento de projetos;
14. Articula-se com órgãos gestores de educação e outros;
15. Participa da elaboração do currículo e calendário escolar;
16. Incentiva os alunos a participarem de concursos, feiras de cultura, grêmios estudantis e outros;
17. Participa da analise do plano de organização das atividades dos professores, como: distribuição de turmas, horas/aula, horas/atividade, disciplinas e turmas sob a responsabilidade de cada professor;
18. Mantém intercâmbio com outras instituições de ensino;
19. Participa de reuniões pedagógicas e técnico-administrativas;
20. Acompanha e orienta o corpo docente e discente da unidade escolar;
21. Participam de, palestras, seminários, congressos, encontros pedagógicos, capacitações, cursos e outros eventos da área educacional e correlato;
22. Participa da elaboração e avaliação de propostas curriculares;
23. Coordena as atividades de integração da escola com a família e a comunidade;
24. Coordena conselho de classe,
25. Contribui na preparaçâo do aluno para o exercício da cidadania;
26. Zela pelo cumprimento da legislação escolar e educacional;
27. Zela pela manutenção e conservação do patrimônio escolar;
28. Contribui para aplicação da política pedagógica do município e o cumprimento da legislação de ensino;
29. Propõe a aquisição de equipamentos que assegurem o funcionamento satisfatório da unidade escolar;
30. Planeja, executa e avalia atividades de capacitação e aperfeiçoamento de pessoal da área de educação;
31. Apresenta propostas que visem a melhoria da qualidade do ensino;
32. Contribui para a construção e operacionalização de uma proposta pedagógica que objetiva a democratização do ensino, através da participação da família e demais segmentos da sociedade;
33. Sistematiza os processos de coleta de dados relativos ao educando através de assessoramento aos professores, favorecendo a construção coletiva do conhecimento sobre a realidade do aluno;
34. Acompanha e orienta pedagogicamente a utilização de recursos tecnológicos nas unidades escolares;
35. Promove o intercâmbio entre professor, alunos, equipe técnica e administrativa, e conselho escolar;
36. Trabalha o currículo, enquanto processo interdisciplinar e viabilizar da relação transmissão/produção de conhecimentos, em consonância com o contexto sócio-político-econômico;
37. Conhece os princípios norteadores de todas as disciplinas que compõem os currículos da educação básica;
38. Desenvolve pesquisa de campo, promovendo visitas, consultas e debates, estudos e outras fontes de informação, a fim de colaborar na fase de discussão do curriculo pleno da escola;
39. Busca a modernização dos métodos e técnicas utilizados pelo pessoal docente, sugerindo sua participação em programas de capacitação e demais eventos;
40. Assessora o trabalho docente na busca de soluções para os problemas de reprovação e evasão escolar;
41. Contribui para o aperfeiçoamento do ensino e da aprendizagem desenvolvida pelo professor em sala de aula, na elaboração e implementação do projeto educativo da escola, consubstanciado numa educação transformadora;
42. Coordena as atividades de elaboração do regimento escolar;
43. Participa da analise e escolha do livro didático;
44. Acompanha e orienta estagiários;
45. Participa de reuniões interdisciplinares;
46. Avalia e participa do encaminhamento dos alunos portadores de necessidades especiais, para os setores específicos de atendimento;
47. Promove a inclusão do aluno portador de necessidades especiais no ensino regular;
48. Propicia aos educandos portadores de necessidades especiais a sua preparação profissional, orientação e encaminhamento para o mercado de trabalho;
49. Coordena a elaboração, execução e avaliação de projetos pedagógicos e administrativos da escola;
50. Trabalha a integração social do aluno;
51. Traça o perfil do aluno, através de observação, questionários, entrevistas e outros;
52. Auxilia o aluno na escolha de profissões, levando em consideração a demanda e a oferta do mercado de trabalho;
53. Orienta os professores na identificação de comportamentos divergentes dos alunos, levantando e selecionando, em conjunto, alternativas de soluções a serem adotadas;
54. Divulga experiências e materiais relativos à educação;
55. Promove e coordena reuniões com o corpo docente, discente e equipes administrativas e pedagógicas da unidade escolar;
56. Programa, realiza e presta contas das despesas efetuadas com recursos diversos;
57. Coordena, acompanha e avalia as atividades administrativas e técnico-pedagógicas da escola;
58. Orienta escolas na regularização e nas normas legais referentes ao currículo e à vida escolar do aluno;
59. Acompanha estabelecimentos escolares, avaliando o desempenho de seus componentes e verificando o cumprimento de normas e diretrizes para garantir eficácia do processo educativo;
60. Elabora documentos referentes à vida escolar dos alunos das escolas extintas;
61. Participa da avaliação do grau de produtividade atingido pela escola e pela Rede Municipal de Ensino, apresentando subsídios para tomada de decisões a partir dos resultados das avaliações;
62. Participa da gestão democrática da unidade escolar;
63. Executa outras atividades correlatas.

REQUISITOS

1. INSTRUÇÃO
ATIVIDADES DE DOCÊNCIA

• Graduação em Licenciatura Plena para atuação nos diferentes níveis e modalidades de ensino, e excepcionalmente até a década da Educação poderá ser admitida, como formação mínima para o exercício da docência na Educação Infantil e nas quatro primeiras séries do Ensino Fundamental, a obtida em nível médio com formação de Magistério. Para atuação na Educação Especial será exigido curso de especialização na área.

ATIVIDADES DE SUPORTE PEDAGÓGICO

• Habilitação específica, obtida em curso de Graduação em Pedagogia ou pós-graduação, garantida nesta formação, a base comum nacional.

EXPERIÊNCIA

• Para os professores em Atividade de Suporte Pedagógico será exigido a experiência docente de 02 (dois) anos para o exercício destas atividades.

• CARACTERÍSTICAS PROFISSIOGRÁFICAS ADICIONAIS

O   ocupante do cargo deve ser capaz de trabalho mental freqüente para retenção, compreensão, julgamento, decisão, critica, avaliação de dados e soluções, capacidade de expressão verbal e escrita; capacidade de persuasão; responsabilidade com pessoas, políticas pedagógicas, materiais; equipamentos, documentos e outros valores; habilidade para contatos freqüentes com o corpo docente, discente, comunidade escolar, autoridades, técnicos e público em geral; capacidade de lidar com inforrnaçôes confidenciais.


 LEI Nº 117/2007

ANEXO II

DESCRIÇÃO DO CARGO PERMANENTE DO QUADRO DA REDE PÚBLICA DE
ENSINO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

Grupo Ocupacional: APOIO ADMINISTRATIVO E DE SERVIÇOS AUXILIARES Cargo: Assistente Administrativo Educacional - Assistente de Secretaria

DESCRIÇÃO SUMÁRIA

Executa tarefas de rotina administrativa, tais como recepciona e atende ao público, recebe e protocola documentos, organiza e mantém arquivos, exerce atividades de telefonia, fax e telex, dá assistência a(o) Secretária(o) Escolar e desempenha outras tarefas correlatas.

DESCRIÇÃO DETALHADA

1.   Recepciona e atende ao público interno e externo, orienta e fornece informações;
2.   Recebe, confere, protocola e encaminha correspondências e documentos aos setores da instituição ou a outros órgãos;
3.   Classifica documentos e correspondências;
4.   Prepara boletins, histórico escolar e transferências;
5.   Atualiza cadastros, fichários e arquivos,
6.   Atende e efetua chamadas telefônicas relativas ao serviço;
7.   Na ausência da(o) Secretária(o) Escolar secretaria reuniões e outros eventos;
S.   Auxilia na elaboração de relatórios e projetos;
9.   Organiza e conserva arquivos e fichários ativos e inativos da Unidade Administrativa;
10. Requisita e controla material de consumo e permanente da unidade onde atua;
11. Confere, notifica e relaciona as despesas da unidade onde atua;
12. Executa outras tarefas inerentes ao cargo.

REQUISITOS

Ensino Médio completo


 LEI Nº 117/2007

ANEXO II

DESCRIÇÃO DO CARGO PERMANENTE DO QUADRO DA REDE PÚBLICA DE
ENSINO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

Grupo Ocupacional: APOIO ADMINISTRATIVO E DE SERVIÇOS AUXILIARES
Cargo: Assistente Administrativo Educacional — Digitador

DESCRIÇÃO SUMÁRIA

Executa tarefas de rotina administrativa, tais como: digita e datilografa textos, documentos, dados e informações; faz consultas de interesse educativo na internet; presta assistência à Secretária(o) Escolar.

1.   Digita e datilografa textos, documentos, relatórios e correspondências, elaborando de redação própria ou transcrevendo orginais manuscritos ou impressos.
2.   Preenche formulários e fichas padronizadas através da coleta de dados, faz consulta de documentos e demais fontes;
3.   Consulta fontes disponiveis e informa processos em tramitação nos setores da Secretaria de Educação ou órgãos externos;
4.   Presta assistência ao chefe imediato no levantamento e distribuição dos serviços administrativos da Unidade onde atua;
5. Efetua cálculos para levantamentos e estimativas relativas aos serviços da Unidade onde atua;
6. Mantém contatos internos ou externos para discutir ou pesquisar assuntos relacionados com outras Unidades Administrativas de natureza legal ou financeira, de interesse dos serviços de educação;
7.   Executa serviços auxiliares diversos, relativos ao apoio financeiro e contábil;
8.   Participa de reuniões, encontros, seminários, congressos e cursos na sua área de atuação;
9.   Executa outras tarefas inerentes ao cargo.


REQUISITOS

Ensino Médio completo.


 LEI Nº 117/2007

ANEXO II

DESCRIÇÃO DO CARGO PERMANENTE DO QUADRO DA REDE PÚBLICA DE
ENSINO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

CARGO: MOTORISTA ESCOLAR
GRUPO OCUPACIONAL:  APOIO ADMINISTRATIVO E DE SERVIÇOS AUXILIARES

DESCRIÇÃO SUMÁRIA

Dirige veículos de transporte escolar ou de atendimento a Rede de Ensino.

DESCRIÇÃO DETALHADA

1. Conduz estudantes a estabelecimentos de ensino, quando necessário;
2. Zela pela integridade física dos estudantes dirigindo com habilidade e se relacionando com os alunos passageiros de forma idônea e moral;
3. Responsabiliza-se pela entrega de correspondência, volumes e cargas em geral da rede pública municipal de ensino;
4. Transmite recados;
5. Cuida do abastecimento e conservação do veículo;
6. Registra em formulário próprio, o consumo de combustível;
7. Faz reparos de emergência, quando necessário;
8. Participa de reuniões, encontros, serninários, congressos e cursos na sua área de atuação;
9. Efetua outras taréfas correlatas ao cargo.

REQUISITOS

1.   Instrução

4ª série do Ensino Fundamental com habil[tação específica.
Habilitação específica com experiência de 02 (dois) anos.



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ANEXO II

DESCRIÇÃO DO CARGO PERMANENTE DO QUADRO DA REDE PÚBLICA DE
ENSINO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

CARGO: AUXILIAR DE VIGILANCIA ESCOLAR
GRUPO OCUPACIONAL: APOIO ADMINISTRATIVO DE SERVIÇOS AUXILIARES

DESCRIÇÃO SUMÁRIA

Preserva a integridade dos bens patrimoniais da instituição.

DESCRIÇÃO DETALHADA

1. Faz ronda diurna e noturna nas dependências internas e externas da Instituição;
2. Exerce vigilância sobre veículos;
3. Atende telefonemas fora do expediente normal da escola;
4. Transmite recados;
5. Presta informações;
6. Verifica a segurança de portas e janelas;
7. Participa de reuniões, encontros, semmnários, congressos e cursos na sua área de atuação;
8.   Preserva a conservação e rnanutenção dos bens móveis e imóveis;
9.   Executa outras tarefas correlatas ao cargo.

REQUISITOS

1. Instrução:
* 4a série do Ensino Fundamental.


 LEI Nº 117/2007

ANEXO II

DESCRIÇÃO DO CARGO PERMANENTE DO QUADRO DA REDE PÚBLICA DE
ENSINO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

Grupo Ocupacional: APOIO ADMINISTRATIVO E DE SERVIÇOS AUXILIARES
Cargo: Auxiliar de Serviços Administrativos Educacionais - Merendeira

DESCRIÇÃO SUMÁRIA

Executa tarefas inerentes ao preparo e distribuição de merendas, seleciona alimentos, prepara refeições e distribui ao alunado para atendimento ao Programa de Merenda Escolar; realiza tarefas de limpeza e conservação dos utensílios e do seu próprio ambiente de trabalho.

1.   Zela pela boa organização da copa e cozinha, limpando-as, guardando os utensílios e mantendo a ordem e higiene do local;
2.   Zela pelo seu ambiente de trabalho, varrendo, lavando, espanando e mantendo a ordem e segurança dos equipamentos;
3.   Serve água, café e lanche, preparando-os qusndo necessário;
4.   Coleta lixo dos depósitos, para depositá-lo ns lixeira ou incinerador;
5.   Participa de reuniões, encontros, seminários, congressos e cursos na sua área de atuação;
6.   Efetua o controle dos gêneros alimentícios necessários ao preparo da merenda, recebendo-os e armazenando-os de acordo com as normas e instruções estabelecidas;
7.   Seleciona os alimentos necessários ao preparo das refeições, separando-os e pesando-os de acordo com o cardápio do dia, para atender aos programas alimentares;
8.   Distribui as refeições preparadas, entregando-as conforme rotina determinada, para atender aos estudantes;
9.   Registra o número de refeições distribuídas, anotando-as em impressos próprios, para possibilitar cálculos estatísticos;
10. Informa quando há necessidade de reposição de estoques e de utensilios;
11. Efetua outras tarefas correlatas ao cargo.


REQUISITOS

Ensino Fundamental completo.


 LEI Nº 117/2007

ANEXO II

DESCRIÇÃO DO CARGO PERMANENTE DO QUADRO DA REDE PÚBLICA DE
ENSINO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

Grupo Ocupacional: APOIO ADMINISTRATIVO E DE SERVIÇOS AUXILIARES Cargo: Auxiliar de Serviços Administrativos Educacionais - Serviços Gerais

DESCRIÇÃO SUMÁRIA

Realiza serviços de conservação, manutenção e limpeza em geral; recebe e entrega documentos, correspondências e objetos; encaminha pessoas aos diversos setores da instituiçao; executa tarefas auxiliares de natureza simples, inerentes ao seu cargo.

DESCRIÇAO DETALHADA

1.   Executa serviços internos e externos; recebendo ou entregando documentos, mensagens ou objetos, devidamente protocolados;
2.   Coopera no encaminhamento do público aos diversos setores da Instituição, acompanhando ou prestando informações;
3.   Efetua limpeza externa regular de mobiliário, máquinas e equipamentos, zelando pelo bom funcionamento dos mesmos;
4.   Opera máquinas copiadoras garantindo a qualidade dos serviços e o controle das cópias solicitadas;
5.   Efetua serviços de embalagem, arrumação, transporte e remoção de móveis, máquinas, pacotes, caixas e materiais diversos;
6.   Abre e fecha portas e janelas da Instituição nos horários regulamentares, responsabilizando-se pela entrega das chaves à administração;
7. Efetua outras tarefas correlatas ao cargo que lhe forem atribuidas pela Direção.


REQUISITOS

Ensino Fundamental completo.


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